Mosteiro de Santa Maria de Seiça

terça-feira, 11 de maio de 2010

Palestra "O Mosteiro de Santa Maria de Seiça"

Numa segunda-feira de manhã, às 8.30h levámos as turmas do 11ºC, D, E e 12º D, E a viajar até à localidade de Seiça, através da nossa palestra, dada na Escola Secundária de Cristina Torres.


Nesta palestra começámos por nos apresentar e, de seguida, questionámos o público acerca de Seiça:

- Já ouviram falar neste monumento?
- Conhecem o Mosteiro de Seiça?
- Sabem quem o mandou construir?
- Onde fica?
- Quanto anos tem, aproximadamente?

Foi então que obtivemos o feedback esperado: poucas pessoas conheciam o monumento e as que conheciam, pouco sabiam acerca dele. Era esse então o objectivo desta palestra, dar a conhecer o Mosteiro à nossa comunidade escolar.
De seguida explicámos o porquê da escolha deste monumento e apresentámos um pouco dos nossos produtos finais restantes - o Concurso de Fotografia e o Teatro Infantil. Logo após mencionar os nossos meios de divulgação, como este blogue e a página no Facebook e respectiva causa (que esperamos neste momento já terem adicionado) exibimos, pela primeira vez, um filme acerca de Seiça, contando as suas lendas, com entrevistas de rua e alguns depoimentos de pessoas relacionadas com o monumento.
Depois, apresentámos a nossa proposta de reaproveitamento com base na opinião de um desenhador projectista, Carlos Seco, que convidámos para dar a sua opinião na nossa palestra. A seguir, pedimos a todo o público que visitasse Seiça, dando a conhecer a sua Rota Pedestre, o Geocaching e a zona envolvente.
Acabámos a palestra com um debate, cuja questão principal foi "Como reaproveitar o Mosteiro de Seiça?". Através deste debate entendemos o desconhecimento de muita gente acerca não só do Mosteiro como da zona envolvente, escutando opiniões muito diferentes.
Antes da sua saída, entregámos folhetos informativos a cada aluno e professor onde tínhamos um mapa de Seiça e da Rota, bem como algumas informações adicionais.


NOTA: O filme apresentado nesta palestra estará em breve disponível no nosso blogue. Não percam!

Cumprimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário